Páginas

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Palestra sobre a DENGUE

No dia 20 de abril de 2011, recebemos a visita de duas representantes da secretaria municipal de saúde que nos proporcionaram novas informações sobre a dengue.
Na palestra foi falado sobre o tempo de vida do mosquito aedes aegypti que varia de 10 a 45 dias(apenas 5% chegam aos 45 dias). Esse mosquito veio da África e é responsável pela transmissão de duas doenças, a dengue e a febre amarela urbana. Somente a fêmea transmite a doença, pois ela precisa do nosso sangue para completar a ovulação. Ela pode “pôr” até 900 ovos durante sua vida(sendo que ela “põe” de 40 a 70 ovos por postura), depois de “descarregar” seus ovos ela voa até 300 metros. Seus ovos são super resistentes e podem ficar sem água durante 270 dias.
Depois que sai do ovo, a larva passa por 4 fases e durante elas, ela não sobrevive fora da água, exceto na 4ª fase que ela pode ficar até 56 dias sem “respirar”. A larva se alimenta de resíduos como pedaços de paus e sujeira.
Depois de larva o mosquito vira pulpa, essa fase dura em torno de 2 dias.
Todo esse ciclo dura em média de 8 a 12 dias. O mosquito já nasce adulto e em 24 horas ele já pode acasalar novamente. O aedes aegypti é diurno(só “pica” durante o dia) ao contrário de outros mosquitos.
Existem 4 tipos de vírus da dengue. Esses vírus só se manifestam depois de 3 a 15 dias da “picada” do mosquito. Outro mosquito só pode ser infectado por uma pessoa com a doença enquanto ela está no período de veremia, que vai de um dia antes dos sintomas até o 5º dia da doença. Além disso o aedes só transmite a doença depois de 30 dias, que é o tempo necessário para a doença possa infectar totalmente seu corpo.

Sintomas:
-dengue clássica
febre; dores de cabeça, no fundo dos olhos, no corpo e nas articulações; fraqueza; enjoo; falta de apetite e diarreia.
-dengue hemorrágica-depois do 3º dia
manchas na pele; sangramento na gengiva, no nariz e nos olhos; pequenos pontos vermelhos na pele.

É recomendado que pessoas com suspeita da doença não tomem medicamentos sem orientação médica.
Ainda não existe vacina contra a dengue, mas existe tratamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário